Linha do Tempo

Linha do Tempo
Há muito tempo atrás...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Os germânicos: guerra, poder e religião

RESUMO DA AULA DA TURMA DA 6ª SÉRIE - 09.02.2012


Os germanos davam uma importância muito grande à guerra valorizando sobremaneira:

  • A coragem no campo de batalha;
  • A morte em combate;
  • Fidelidade entre guerreiros.
Existia também o comitatus, que era um bando de jovens guerreiros, comandados por um chefe ao qual prestavam juramento e fidelidade.
Os germanos não tinham lei escrita. Toda a cultura e leis, eram transmitidas oralmente. O direito germânico era, portanto, consuetudinário, ou seja, baseava-se nos costumes. Cada comunidade tinha leis e costumes próprios. 
Entre eles, se alguém fosse acusado de um crime podia provar sua inocência por meio de um duelo de espadas; se vencesse, era considerado inocente, pois a vitória era um sinal de que os deuses estavam com ele. Os principais deuses germânicos eram Odin, deus da guerra, sua esposa Friga, deusa da fertilidade, e Thor, deus do trovão e das tempestades.
No final do século V, os germânicos conquistaram Roma, ocasionando o fim do Império Romano do Ocidente. Nas terras conquistadas aos romanos,os germânicos fundaram vários renos independentes, dentre os quais cabe destacar: reino dos anglo-saxões, reino dos visigodos, reino dos suevos, reino dos vândalos, reino dos ostrogodos, e reino dos francos.

É isso aí, até a próxima!!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Isso foi apenas o começo... Desejo que cada aluno vivencie as aulas num aprendizado inovador e dinâmico, e que o resultado seja o entendimento.
      Vamos juntos!!
      Abraços
      Prof. Carlos

      Excluir
  2. Olá Prof. Carlos, também sou professor e visitei o seu blog, no entanto, o assunto abordado ao que me parece, foi retirado do livro do Alfredo Boulos Júnior, 2ª Edição, SP, 2012. (p 13-14). Recomenda-se por uma questão de ética profissional citar a devida fonte!

    ResponderExcluir