Linha do Tempo

Linha do Tempo
Há muito tempo atrás...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Império Carolíngio



RESUMO DA AULA DA TURMA DA 6ª SÉRIE 23.02


A dinastia carolíngia sucedeu na Gália (antigo nome da França) à merovíngia em 751, sendo fundada por Pepino, o Breve, que naquele ano depôs o último merovíngio e se fez eleger rei dos Francos por uma assembleia do seu povo, para além da sagração papal em 754. Esta sagração passou a ser uma norma para todos os reis, unindo, por outro lado, o Papado à nova dinastia. Ambos realizariam a unidade cristã do Ocidente.O herdeiro de Pepino, seu filho Carlos (ou Carlos Magno), foi o grande artífice desse projeto. Dividindo primeiramente o reino com seu irmão Carlomano, governou sozinho a partir de 771 e até 814, data da sua morte. Rapidamente este jovem monarca se lançou no projeto de expandir o seu reino e paralelamente a Cristandade, animado pelo desejo de restaurar o Império Romano do Ocidente, já que a parte oriental deste se manteve sempre, com sede em Constantinopla.


ADMINISTRAÇÃO DO IMPÉRIO


Carlos Magno dividiu seu Império em províncias e entregou sua administração a pessoas de sua confiança: marqueses, duques e condes.
E para fiscalizar condes, duques e marqueses, Carlos Magno ampliou os poderes dos Missi Dominici, inspetores reais que visitavam todos os anos as terras administradas, prestando depois relatório ao rei.


O RENASCIMENTO CAROLÍNGIO


Aproveitando de todo esse cenário estável, o reinado de Carlos Magno foi também conhecido por um grande desenvolvimento das artes e do conhecimento. Ao longo do chamado “renascimento carolíngio”, várias escolas e igrejas foram construídas, a obra de escritores greco-romanos traduzida e a ourivesaria se fizeram presentes em vários manuscritos. Boa parte dessa movimentação do conhecimento se dava pela ação do próprio rei, que se aproximou de vários intelectuais da época.

A DIVISÃO DO IMPÉRIO DE CARLOS MAGNO

Chegada a morte do rei, em 814, o Império Carolíngio foi governado por Luís, O Piedoso, até o ano de 840. Com sua morte, três herdeiros disputaram os domínios daquele vasto império. Três anos mais tarde, o Tratado de Verdun oficializou a partilha do Império Carolíngio em três reinos menores. Tal ação foi início da desintegração territorial, tendo em vista o conseqüente enfraquecimento militar e as invasões provocadas pelos vikings e magiares do leste europeu.

É isso aí, até a próxima!

Prof. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário