Linha do Tempo

Linha do Tempo
Há muito tempo atrás...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O reino franco

RESUMO DA AULA DA TURMA DA 6ª SÉRIE 14.02


Os Merovíngios de 481 a 751 


O primeiro rei dos francos foi Clóvis, que foi também fundador da Dinastia dos Merovíngios. Antes de sua entrada os francos se dividiam em dois grupos: os francos sálidos e os francos ripuários. Clóvis assumiu primeiramente os sálidos e em seguida os ripuários. 


Em 496, Clóvis derrotou os alamanos, e neste momento se converteu ao cristianismo, pois grande parte da população de Gália era cristã, e por isso acreditava que a sua conversão seria uma importante para sua carreira política. 
Portanto, a Igreja se aliou à expansão do poder de Clóvis, pois, além disso, os visigodos e os borgúndios adotaram uma heresia que era condenada pela Igreja.

Pepino, o Breve, filho de Carlos Martelo, assumiu o poder após a morte de seu pai em 740. Mais tarde, em 751, Pepino foi proclamado rei dos francos em Soissons, após internar o último Merovíngio, tendo o apoio papal. Pepino foi coroado pelo papa Estêvão II. E em agradecimento ao apoio que recebeu, Pepino cedeu à Igreja as terras que ele tomou dos lombardos durante à expedição à Itália contra esse grupo que ameaçava atacar a roma e o Papado. Esse território foi utilizado pela Itália para formar o Patrimônio de São Pedro.]

Até a próxima!!

Prof. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário