Linha do Tempo

Linha do Tempo
Há muito tempo atrás...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Africanos no Brasil

RESUMO DA AULA DA TURMA DA 7ª SÉRIE 09.02


Os africanos foram forçosamente trazidos ao Brasil por uma rota de comércio, para trabalhar como escravos em terras brasileiras (leia-se cana-de-açúcar no Nordeste na metade do século XVI) e em jazidas de ouro em Minas Gerais.


De onde eram??
     De diversos lugares da África, com características físicas e culturais próprias, e trouxeram consigo hábitos, línguas e tradições que marcam profundamente nosso cotidiano.
A maioria vieram da região localizada ao sul do Equador, pelos portos de Benguela, Luanda e Cabinda; outra parte da Costa da Mina, pelos portos de Lagos, Ajudá e São Jorge da Mina. E um número menor de Moçambique.
No Brasil eram conhecidos pelo nome do porto ou da região onde haviam sido embarcados e não por sua etnia.

Guerra e escravidão

Comércio altamente lucrativo conseguir pessoas na África para vendê-las na América, num período de mais de 300 anos. Isso pelos europeus, africanos e brasileiros.
Como funcionava o esquema:

Primeiro: Traficantes forneciam tabaco, aguardente, pólvora e armas de fogo aos chefes africanos; em troca exigiam prisioneiros de guerra;

Segundo: Com as armas , chefes africanos faziam guerra e obtinham prisioneiros;

Terceiro: Os prisioneiros eram negociados com os traficantes, que vendiam na América como escravos. 
Resultado disso - círculo vicioso. Com isso tornou-se trágica a chegada dos europeus ao continente africano, gerando uma nova modalidade de guerra entre os povos locais: obter e vender pessoas a traficantes especializados.

É isso aí e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário