Linha do Tempo

Linha do Tempo
Há muito tempo atrás...

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cultura e tempo

RESUMO DA AULA DA TURMA DA 5ª SÉRIE 28.02


Cultura


A humanidade é constituída de vários grupos humanos, e cada grupo tem sua cultura, isto é, um jeito próprio de se vestir, de se alimentar, construir moradias, fazer festas, agir e pensar. Na terra há, portanto, enorme variedade de culturas. Por isso falamos de cultura inglesa, tailandesa, tupinambá etc. Não há cultura superior a outra. Segundo a Antropologia, nenhum povo pode ser chamado de "selvagem" ou "primitivo" pelo modo de vestir, enfeitar-se, como alimenta-se ou pensa.

Tempo

Vivemos regidos por horários. Dormir, levantar, sair etc é uma maneira que temos de estar ligados a uma contagem de horas, minutos e segundos. E esse tempo controlado por relógios e horários é chamado de tempo cronológico.

Assim como os diversos grupos possui uma cultura, eles também criaram diferentes calendários, ou modos diferentes de contar e dividir o tempo. Para isso escolheram uma data que foram importante para eles.

Os judeus começaram a contar o tempo a partir da criação do mundo, pra eles no ano 3760 antes do nascimento de Cristo.

Já os muçulmanos, povos que seguem a religião criada por Maomé, contam o tempo a partir da sua ida da cidade de Meca para Medina (atual Arábia Saudita), isso no ano 622 depois de Cristo

Os cristãos, escolheram o nascimento de Cristo.

Por exemplo o ano de 2012 para os cristãos corresponde ao ano 1390, para os muçulmanos e ao 5772 para os judeus.


Nosso calendário


No Brasil adotamos o calendário cristão. Sempre que uma data tiver as letras a.C, significa antes de Cristo, ou d. C, depois de Cristo.


Nosso calendário divide o tempo em dia, mês, ano, década (10 anos), século (100 anos) e milênio (1000). Assim dizer que estamos em 2012 significa que já se passaram dois milênios e onze anos completos do nascimento de Cristo.


É isso aí até a próxima aula


Prof. Carlos

8 comentários: